SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO " PLÍNIO PINHEIRO"

DIREÇÃO: VANDERLEI LOPES BARROS; ZELINDA NOCCETI e JOSÉ JUNES.

ENDEREÇO: Travessa Santa Terezinha, 274 - Centro - Velha Marabá - CEP: 68500440

Telefone: (94) 3321 - 1944 CNPJ: 01824193/0001-68

Ensino Médio - Reconhecida pela Res. 249/04 - CEE de 20.08.2004

Código do MEC: 15127729

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA PLÍNIO PINHEIRO-1ª ETAPA

Até a década de 60 a população de Marabá era muito pequena, seu núcleo urbano era formado pela Marabá Pioneira e o Bairro do Amapá. Nessa época constava-se apenas com duas escolas oficiais: Uma municipal que oferecia ensino de 1ª a 4ª séries e uma particular que, atendia Educação Básica em todos os níveis(Primário: 1ª a 4ª séries; Ginasial: 5ª a 8ª séries e 2° Grau).
Com o aumento da população impulsionado pela chegada de imigrantes com a construção de rodovias e principalmente de integração dessa região ao restante do país, se fez necessário a construção de uma nova escola na esfera Estadual. Nasceu estão a escola dos sonhos dos filhos de Marabá:
Escola Estadual Plínio Pinheiro. Data da fundação em julho de 1969, “ordenada a sua construção” por ordem do então Governador do Estado Ten.cel. Alacid da Silva Nunes. O nome do Patrono da Escola foi escolhido pela população de Marabá por ser Plínio Pinheiro uma pessoa influente na política de Marabá e atendia as necessidades de seu povo com muita sabedoria e humildade e até hoje seus filhos, netos e bisnetos, residem nesta cidade e são pessoas dignas de respeito.

INÍCIO DOS TRABALHOS NO BLOG: TURNO TARDE

KAMYLLA YASMIN ALVES PEREIRA:

A aluna acima citada e o Professor Nil, estão organizando o BLOG e estarão postando assuntos e temas da escola, assim como, projetos desenvolvidos em 2011.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UM POUCO DA CIDADE DE MARABÁ-PARÁ

Conheça Marabá
Marabá, cidade às margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas com um nascer e um por do sol inesquecíveis para quem nela habita e que aqui chega. Com seus cinco núcleos populacionais de características próprias, adquiridas pelas cheias dos rios, pela vinda de pessoas do país inteiro, e por sua potencialidade econômica.
Possui um forte apelo turístico em virtude de suas atrações naturais, aliada a economia gerada pela iniciativa privada, bem como o valor histórico da engenharia ali construída desde a década de 70, conforme diretrizes do governo militar, para atender as necessidades de instalações de siderúrgicas e incentivar a imigração oriunda principalmente do nordeste brasileiro.
A cidade dispõe de praças, clubes, espaços culturais, igrejas, galerias de artes, orla fluvial, belas praias e balneários, além de pesca esportiva e aventuras com passeios de barcos nos rios Tocantins e Itacaiúnas, nas trilhas ecológicas do Parque Zoobotânico de Marabá para quem adora diversão e aprecia a natureza.
Cidade pólo de desenvolvimento econômico do sudeste paraense, centro comercial, de decisões e negócios. Região rica em minérios, concentra investimentos e empreendimentos de indústrias, distribuída nas diferentes atividades da economia formal e informal do município.
Cidade de uma das estações da ferrovia que transporta passageiros, que escoa o minério de ferro da Serra Carajás a São Luis do Maranhão (Porto de Ponta da Madeira da companhia mineradora Vale)

CONVITE DO NTE MARABÁ-PARÁ

CONVITE DO NTE MARABÁ-PARÁ

[Photo]
No BLOG da E.E.E.M. "PLÍNIO PINHEIRO" consta informações atuais e tudo o que cerca o mundo globalizado e esperamos que alunos,professores,direção e comunidade participem da melhoria do mesmo contribuindo para uma educação de qualidade.
No BLOG têm postagens de SLIDS referente a história de Marabá, onde agradecemos a fonte de fotografias da Casa da Cultura e da Família Salame.
Os SLIDS da Feira de Ciências e Movimento Literário no Cine Marrocos em 2009, também estão presentes no BLOG do Plínio Pinheiro.
O alunado e a Comunidade pode participar pesquisando e comentado no BLOG, através de LINKS que pode conduzí-lo por qualquer assunto procurado.

FOTOS DA HISTÓRIA E CULTURA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ(PA)

FEIRA DE CIÊNCIAS " PLÍNIO PINHEIRO ". SUCESSO EM 12/12/2009